O Evento

O III CESMED - Congresso Goiano de Escolas Médicas é um evento realizado com o intuito de assegurar a geração de valores entre os estudantes de medicina do país com a realidade da profissão na atualidade. Para tal, a troca de saberes ocorrerá entre os estudantes, os mestres da área de uma forma geral e os representantes políticos envolvidos na normatização da arte médica, fortalecendo o intuito de inovação em saúde, produção do conhecimento e união/colaboração entre os acadêmicos, em um encontro que se dará durante três dias repletos de atividades em Goiânia, capital do estado de Goiás. Assim, assegurando a visão do cenário atual aos estudantes e, garantindo a busca pelo melhor preparo não apenas técnico-científico mas também pessoal e social destes, o congresso, com o tema central: “Transição da Medicina: um futuro de insegurança?”, busca se mostrar capaz de auxiliar na formação sólida de profissionais comprometidos com a qualidade da saúde brasileira.

Definição

O III CESMED está vinculado à necessidade de impusionar valores intrínsecos aos estudantes de medicina, em conhecimento científico, inovação em saúde e união/colaboração da classe médico-acadêmico, desenvolvento o senso crítico para que se possa assegurar a formação de médicos capazes de enfrentar os desafios da classe em virtude da realidade atual do país. Então, ordenar os desafios e estudá-los, classificar as prioridades e as ações passíveis de realização para que ocorram melhorias efetivas, debater ideias, propostas e cenários são algumas das metas a serem alcançadas pela realização do evento no intuito de confirmar a efetividade do III Congresso Goiano de Escolas Médicas e fundamentar uma medicina mais aprimorada. Além disso, valer-se da dialética para garantir este aprimoramento, possibilitar o contato do estudante com a produção científica, com grandes nomes da área médica e permitir, ainda, que o congressista tenha acesso a uma programação variada, capaz de ajudá-lo também no seu  desenvolvimento humano-social são outras ambições do evento.

Objetivo

Nosso congresso pretende discutir com propriedade, a partir de discussões conduzidas por autoridades nos assuntos, as questões que envolvem a realidade atual da medicina no Brasil, as características do mercado de trabalho, o "saber" médico, as possíveis especialidades e o cuidado em saúde de forma geral. Levando, assim, ampla gama de conhecimentos e fundamentação teórico-prática de que tanto necessita hoje em dia o médico em formação. O III CESMED busca ainda ampliar e melhorar a produção científica na Área da Saúde, em especial, na Medicina ao oferecer a possibilidade de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos congressistas.

Justificativa

O III CESMED tem como público-alvo acadêmicos de medicina de todo o Brasil, bem como acadêmicos de outras áreas da saúde e do conhecimento, de forma geral, que desejarem participar das discussões que serão promovidas e que se interessarem pelos temas abordados nas atividades e palestras. Esperamos um público de aproximadamente 1000 congressistas.

Público Alvo

O congressista no III CESMED terá a oportunidade de participar de minicursos práticos e workshops que serão realizados paralelamente à programação geral do evento, com temas diversos, como RCP, entubação, sutura, hipnose e musicoterapia. Além disso, será oferecida ao congressista a possibilidade de enviar trabalhos científicos, visando ao aprimoramento de suas produções e à incrementação curricular.

Atividades Complementares