Abordagem geral

O IV CESMED – Congresso Goiano de Escolas Médicas é um evento realizado com o intuito de assegurar o contato dos estudantes de medicina do país com a realidade da profissão na atualidade e com os diversos aspectos que a envolvem. Para tal, a troca de conhecimentos ocorrerá entre os estudantes, os mestres das diversas áreas ligadas à medicina e à saúde e os políticos envolvidos na normatização da arte médica. O evento acontece na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, proporcionando um encontro que se dará durante três dias repletos de atividades.  Assim, assegurando a visão da medicina para além das questões puramente biológicas, fazendo uma abordagem multidisciplinar e multicultural, o congresso apresenta o seu tema central:

 

“Ars Medicinae”: A Medicina Enquanto Arte.

Objetivo

A temática proposta visa ampliar a “arte do curar”, buscando as inovações tecnológicas nos tratamentos médicos e, também, na área da pesquisa – arte no sentido lato sensu, de fazer um ofício com amor. Além disso, o tema busca relacionar a Medicina à arte em todos os seus aspectos biopsicossociais, visando ampliar a percepção do acadêmico quanto à empatia para com o paciente: desde o parto humanizado até os cuidados paliativos. Com isso, o objetivo geral do IV CESMED está diretamente ligado à necessidade da formação de senso crítico entre os estudantes da área médica, para que se possa certificar a estruturação de profissionais capazes de enfrentar os desafios da classe, sob uma nova perspectiva, em virtude da realidade atual.

Justificativa

O mercado, a cada dia, impõe a necessidade de um diferencial, para que o profissional se destaque. Sendo assim, o IV Congresso de Escolas Médicas busca proporcionar uma visão diferenciada das questões de saúde, prezando pela qualidade técnica e profissional, e, também, ampliando a visão psicodinâmica da relação médico-paciente, inserindo a arte como forma de inspiração para o fazer médico.

Nosso congresso pretende abordar com propriedade, a partir de discussões conduzidas por autoridades nos assuntos, as questões que envolvem a realidade atual da Medicina no Brasil, o “saber” médico, as possíveis especialidades e o cuidado em saúde de forma geral. Levando, assim, ampla gama de conhecimentos e fundamentação teórico-prática de que tanto necessita hoje em dia o médico em formação. O IV CESMED busca ainda ampliar e melhorar a produção científica na Área da Saúde, em especial, na Medicina ao oferecer a possibilidade de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.

Público Alvo

O IV CESMED tem como público alvo acadêmicos de Medicina de todo o Brasil, bem como acadêmicos de outras áreas da saúde que desejarem participar das discussões que serão promovidas ou que se interessarem pelos temas abordados nas palestras. Esperamos um público de aproximadamente 2000 congressistas.

Atividades Complementares

 

O congressista do IV CESMED terá a oportunidade de participar, se assim o desejar, além das palestras da programação normal, de minicursos que serão atividades a serem realizadas em paralelo com as pequenas atividades, com temas como antibioticoterapia, análise de eletrocardiograma básico, suturas, dissecação, entre outros. Além disso, será facultado ao congressista a possibilidade de enviar trabalhos, almejando um crescimento de suas produções científicas.

Premiação científica

Conquistas são dignas de reconhecimento e merecem ser celebradas. Pensando nisso, o IV Congresso de Escolas Médicas de Goiás concebe, com imenso prazer, o Prêmio Paulo Luiz Carvalho Francescantonio de melhor apresentação acadêmica, modalidade oral e o Prêmio Wilson de Melo Cruvinel de melhor apresentação acadêmica, modalidade pôster. Estes prêmios têm por objetivo consagrar grandes nomes do meio acadêmico que continuam o legado de ser educador em prol da construção de uma sociedade promissora.

Ademais, são docentes que investem zelo, tempo e recursos para oferecer aos acadêmicos da PUC-Goiás uma formação educacional sólida e de qualidade. O mérito destes profissionais vai muito além do que esta singela premiação pode representar. Entretanto, foi a forma a nós encontrada para reconhecer e demonstrar nosso esmero pelos anos de dedicação à instituição e aos seus alunos.