O V CESMED é um evento que busca ampliar a experiência e o contato do estudante de medicina com a profissão, despertando nele ainda mais sua personalidade médica. Esta, por sua vez, não se pauta no modelo biomédico apenas, mas em questões humanitárias e empáticas, tornando essa personalidade o mais próximo do alter ego do médico, este que equilibra com maestria essas duas questões e desempenha seu papel de modo personalizado, assim como um maestro em sua orquestra, impactando cada paciente de forma especial através da maneira como rege. Para tal, a troca de conhecimentos ocorrerá entre os estudantes e os mestres das diversas áreas ligadas à medicina e à saúde, bem como envolvidos na normatização da Medicina Personalizada. O evento acontece na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, proporcionando um encontro que se dará durante três dias repletos de atividades.

Visando essa atuação médica excepcional, o congresso explicita seu tema central: Medicina Personalizada: o que te faz único? Essa temática almeja estreitar a relação médico-paciente, por meio de uma abordagem customizada do último, a qual classifica, trata e previne doenças embasada em informações biológicas, ambientais e psicossociais do paciente, escutando-o e utilizando a tecnologia como um de seus pilares, inovando tratamentos de precisão e investindo em pesquisa. A Medicina Personalizada traz o que há de melhor da Medicina enquanto Arte, tema de nossa última edição, e traz o que há de grandioso da Medicina Tecnológica de Precisão e, portanto, torna o ato médico singular, como faz o maestro na expressão das notas musicais, durante os concertos.

Por Arte, entende-se os vários campos de expressão estética incluíndo as artes performáticas, a música, entre outros ramos da física, como a tecnologia – de sua origem etimológica “tekhnología” (linguagem artística, proposição científica). Esta, enquanto conhecimento materializado e extensão do próprio corpo e suas expressões, na Idade Moderna, era vista como uma simbiose: as artes tecnológica e médica eram indissociáveis – Leonardo di Ser Piero da Vinci, uma das figuras mais importantes do Renascimento, representa tal simbiose, tendo atuado como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico e médico: a arte e a tecnologia a favor da Medicina, envolvendo escuta, multiprofissionalismo, holismo e inovação, o que personaliza o paciente e revela que, na verdade, não existe somente um protocolo – cada paciente deve ser cuidado de modo único.

Bem vindo ao V CESMED!

Objetivo

A temática proposta visa ampliar a visão da tecnologia enquanto arte – enquanto uma arte médica, a ser utilizada com parcimônia a favor de uma Medicina Personalizada, centrada no paciente, buscando as inovações tecnológicas nos tratamentos médicos e, também, na área da pesquisa, além de humanizar a relação médico-paciente mediante abordagem de variadas áreas do conhecimento para que se considerem todos os fatores na vida de um paciente, a fim de não colocá-lo numa caixinha, e sim reconhecer suas idiossincrasias. Ademais, o tema busca relacionar a Medicina à arte em todos os seus aspectos biopsicossociais, visando ampliar a percepção do acadêmico quanto à compaixão para com o paciente: desde o parto humanizado até os cuidados paliativos. Com isso, o objetivo geral do V CESMED está diretamente ligado à necessidade da formação de senso crítico entre os estudantes da área médica, para que se possa certificar a estruturação de profissionais capazes de enfrentar os desafios da classe, sob uma nova perspectiva, em virtude da realidade atual.

Justificativa

O mercado, a cada dia, impõe a necessidade de um diferencial, para que o profissional se destaque. Sendo assim, o V Congresso de Escolas Médicas busca proporcionar uma visão diferenciada das questões de saúde, prezando pela capacitação tecnológica e humanizada e, também, ampliando a visão psicodinâmica da relação médico-paciente, inserindo a personalização como forma de inspiração para o fazer médico.

Nosso congresso pretende abordar com propriedade, a partir de discussões conduzidas por autoridades nos assuntos, as questões que envolvem a realidade atual da Medicina no Brasil, o “saber” médico, as possíveis especialidades e o cuidado em saúde de forma geral. Levando, assim, ampla gama de conhecimentos e fundamentação teórico-prática de que tanto necessita hoje em dia o médico em formação. O V CESMED busca ainda ampliar e melhorar a produção científica na Área da Saúde, em especial, na Medicina ao oferecer a possibilidade de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.

Público Alvo

O V CESMED tem como público alvo acadêmicos de Medicina de todo o Brasil, bem como acadêmicos de outras áreas da saúde que desejarem participar das discussões que serão promovidas ou que se interessarem pelos temas abordados nas palestras. Esperamos um público de aproximadamente 2000 congressistas.

Atividades Complementares

O congressista do V CESMED terá a oportunidade de participar, se assim o desejar, além das palestras da programação normal, de minicursos que serão atividades a serem realizadas em paralelo com as pequenas atividades, com variados temas envolvendo tecnologia e medicina. Além disso, será facultado ao congressista a possibilidade de enviar trabalhos, almejando um crescimento de suas produções científicas.

Premiação científica

Conquistas são dignas de reconhecimento e merecem ser celebradas. Pensando nisso, o V Congresso de Escolas Médicas concebe, com imenso prazer, o Prêmio Dr. Max Weyler Nery de melhor apresentação acadêmica, modalidade oral e o Prêmio Dr. Ronaldo Ramos Caiado – Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar de melhor apresentação acadêmica, modalidade pôster. Estes prêmios têm por objetivo consagrar grandes nomes do meio acadêmico que continuam o legado de ser educador em prol da construção de uma sociedade promissora.

Ademais, são médicos que investem zelo, tempo e recursos para propiciar uma formação educacional sólida e de qualidade. O mérito destes profissionais vai muito além do que esta singela premiação pode representar. Entretanto, foi a forma a nós encontrada para reconhecer e demonstrar nosso esmero pelos anos de dedicação à instituição e aos seus alunos.